3X4: Retrato de uma série

3×4: Retrato de uma série é o projeto de uma comédia de situação, idealizado por mim em parceria com a TBR Produções no ano de 2004.

SINOPSE:

SITUAÇÕES. É isso que define a série. Todos os episódios irão demonstrar situações vividas por Lucas, Caio e Val. Jovens que estão iniciando a fase independente, a busca de um sonho e o reconhecimento profissional. Todos bem nascidos, mesmo vindo de origens tão diferentes. É o retrato das pessoas nascidas no final da década de 70.Cada um tem um estilo, uma identidade que os diferencia e ao mesmo tempo os une, parecendo muitas vezes uma única pessoa. O fato de morarem e conviverem juntos também aumenta essa união. São grandes irmãos. Sorriem, sofrem, se metem em confusão, na verdade MUITA confusão. Uma comédia de costumes que aborda a vida de “recém adultos”, mas que serve para todas as idades.

FICHA TECNICA:

  • Autor: Fernando Dibb
  • Roteiristas: Fernando Dibb e Alex Felix Oliveira
  • Direção geral: Willians Ballan
  • Comédia de costumes
  • 30 minutos (24’ de conteúdo, 6’ de comercial), semanal
  • Temporada semestral/12 episódios por temporada

PERSONAGENS:

VAL: Seu nome verdadeiro é Valdirene, mas ela nunca revelou isso a ninguém. Detesta seu nome, mas AMA seu apelido: VAL. Filha de um político de Tocantins com uma professora. Sua família é católica mas Val não tem nenhuma religião. Seu grande sonho é ser atriz, modelo e apresentadora de TV. Apaixonada por televisão, Val sabe da vida de todos e tudo o que está por trás da telinha. Tem na TV  sua principal fonte de informação e muitas vezes a TV também se transforma em conselheira. Indo em busca de seu sonho, Val decidiu largar Brasília (onde seu pai residia, pois era deputado) para ir para o eixo Rio-São Paulo tentar conquistar uma vaga na televisão e algumas edições da revista CARAS. Val é desinibida, simpática, cativante e ao mesmo tempo ingênua, empolgada. DESLUMBRADA é o melhor adjetivo que define Val. Adora seus amigos, tem eles como irmãos. No  profissional, Val não trabalha, ou melhor: ESTÁ SEMPRE EM BUSCA DE. Faz bicos e está sempre envolvida em testes de TV, mas quase nunca consegue a vaga. Val acredita que mais dia, menos dia, alguém irá descobri-la e então sua vida irá mudar por completo.

CAIO:  O típico playboyzinho, bonito e bem nascido. Filho de um advogado aposentado com uma tradicional figura da socialite. É o caçula temporão vindo de duas irmãs. Nunca gostou muito de estudar. Sua principal atividade era pegar onda na praia, mesmo não levando jeito pra coisa. Além do surf, outra preocupação de Caio sempre foi a “mulherada”.  Por ser muito bonito, ter um corpo bem esculpido e bronzeado, além de ser dono de uma lábia inigualável, Caio sempre conquistou muitas garotas mas nunca se envolveu a fundo com nenhuma delas.  Caio decidiu abandonar a casa dos pais para dividir moradia com Lucas, seu grande amigo de escola. Recebia mensalmente uma contribuição financeira de seus pais para ajuda-lo na conquista de sua independência, a qual na verdade nunca aconteceu. A situação ficou apertada para Caio a partir do final dos anos 90 e início da “era 2000”, pois sua família perdeu a fortuna durante uma das crises da bolsa. Caio viu-se obrigado a arrumar um emprego ou o seu “estilo” de vida iria diminuir. Optou-se por perder o “estilo” e continuar vivendo sob as areias da praia e a conquista de mulheres.  É meio bobo, acredita muito nas pessoas e claro, acaba se metendo em fira ou quebra a cara por isso. Faz o papel do “galinha gente boa”, o popular boa pinta, simpático, extrovertido e muitas vezes cara de pau. É meio alienado, na verdade vive no seu mundinho de praia e garota e não sabe o que está acontecendo ao seu redor.

LUCAS: Lucas veio de uma família classe média. Seu pai militar, sua mãe professora de francês. Sua educação foi severa e ao mesmo tempo sofisticada. Estudou nos melhores colégios, morou no bairro da Urca. Fez JORNALISMO pela PUC e foi considerado um dos melhores alunos do curso. É METIDO A INTELECTUAL, muitas vezes nem é na verdade, mas como foi “rotulado” na faculdade, acaba levando muito bem esse papel. Adora filmes cults. É freqüentador assíduo dos salas de arte. Muitas vezes não entende o filme que vê, mas sempre sai elogiando alguma coisa, ou tecendo algum comentário a respeito.  Como fez jornalismo, seu maior sonho é poder participar do “Caderno 2 do Jornal do Brasil” e fazer parte da equipe de jornalistas da TVE/TV Cultura. Opõem-se a muita coisa que vem da mídia. Faz o estilo “revoltado do sistema” e sempre participou de movimentos “contra isso”, “a favor daquilo” e “em defesa de qualquer coisa”. É meio fresco no sentido sofisticado. É tímido, envergonhado e não leva muito jeito com as mulheres. Alguns chegam até a desconfiar que Lucas seja virgem e ainda que ele seja gay … mas nada foi provado.  Lucas é responsável, e se comparado a Caio e Val, ele faz o lado sério da casa. É bonito, normal, de pele branca e cabelo bem cuidado. É humorado, brincalhão. Tem sempre uma sacada, uma resposta, o que por vezes o torna IRÔNICO. Com seu jeito “SOFISTICADO” e metido a cultural, Lucas acaba querendo levar conhecimento para seus amigos a qualquer custo. Chega até a aparecer a antiga Rádio Relógio.

EPISÓDIOS:

Descolando Dinheiro – Lucas, exausto de tanto procurar emprego recebe a notícias que o condomínio vai aumentar e decide intimar Val e Caio a arrumarem um emprego. Lucas acaba sendo contratado por um diário policial. Val lê um anúncio no jornal que precisa-se de animadora infantil e pensa que ali era o grande sonho de se tornar uma apresentadora de TV, mas quebra a cara quando chega ao local e vê que é um buffet infantil. Caio decide se aventurar por serviços de acompanhantes sem saber direito o que é e acaba sendo assediado por uma senhora de 52 anos. Lucas enfrenta um tiroteio policial, é refém de dois travestis e se transforma em herói no final do episódio e vira assunto de TV.

Balada Furada – Chegou o final de semana e Lucas, Caio e Val decidem o que fazer de programa. Acabam decidindo por um fazer o programa do outro. Lucas é o primeiro e leva os amigos em um cinema de arte. Val acha o máximo estar rodeado de artistas e Caio dorme no filme pq acha ele “parado demais”. Val passa em frente a porta de uma boate repleta de homens e decide entrar. Dentro ela percebe que trouxe os amigos em uma boate gay. Caio entra na pista com Val, Lucas assustado com o ambiente é cantado por um rapaz. No final, o trio vai para um posto de gasolina dar uma relaxada para beber um pouco. O posto é assaltado. Caio e Lucas perdem tudo, inclusive as roupas. Na volta pra casa, o gay que cantou Lucas oferece carona para o trio.

  • Sexo, reality shows e videotape.
  • Adivinhe quem vem para jantar?
  • Será que ele é?
  • A nova seita de Val.
  • Toma que o filho é teu.
  • Meu primo mafioso.
  • Festa de Casamento.
Breve: Download do Episodio Piloto.
Breve: Download do Esquetes Intervalo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s