VEM AÍ… UMA NOVA GLOBO

GLOBO

Com a liberdade de citar o slogan que promoveu a programação 2013 da TV Globo, as atuais mudanças na estrutura da Rede Globo divulgadas esta semana, indicam uma simplificação no modelo organizacional, visando maior agilidade e controle das decisões e uma unificação na gestão de conteúdo, condensando em uma única esfera produtiva para as diversas plataformas do mercado.

 Carlos Henrique Schroder Essas alterações começaram logo no início do ano, quando Carlos Henrique Schroder assumiu a direção geral da casa. A nova estrutura está fundamentada em três pilares: Conteúdo, Negócios e Gestão. Para o telespectador, as mudanças mais significativas foram o aumento do jornalismo e da programação ao vivo dentro da grade da emissora, além de um forte investimento na produção de conteúdo voltados para a televisão aberta, fechada e internet.

Amauri Soares - TV GloboDe acordo com a nota divulgada à imprensa, as áreas de “Programação” e “Análise e Controle de Qualidade” serão fundidas e será chamada de “Direção de Programação e Controle de Qualidade”. Colocando num mesmo patamar duas das áreas emblemáticas da casa, responsáveis pelo sucesso da organização.  Tal unificação acaba por provocar uma reflexão sobre a indivisibilidade da qualidade de conteúdo e de sua programação, que anteriormente pareciam caminhar “separadas” dentro da estrutura. Luis Erlanger continuará responsável pela qualidade, porém a gestão geral será de Amauri Soares. Segundo comunicado enviado pela emissora, à mudança teve como objetivo assegurar que os princípios e valores da Globo estejam presentes de forma permanente em toda a grade de programação e em consonância com os aspectos regulatórios.

A direção geral de Negócios, comandada por Willy Haas, acumula a responsabilidade de ser o segundo na hierarquia e substituto do diretor-geral nas suas eventuais ausências, agrupará todas as áreas de geração de receitas numa gestão única e passa a administrar também as emissoras regionais de Brasília, Belo Horizonte e Recife, a área de Negócios Internacionais e a de Relacionamento com as Afiliadas.

Rossana Fontenele

A área de Planejamento e Gestão, sob a responsabilidade de Rosssana Fontenelle cuidará das áreas de gestão de pessoas, finanças, patrimônio, serviços, tecnologia, planejamento estratégico e mídias digitais, concentrando em um único braço áreas chaves da emissora responsáveis pela administração e funcionamento da organização.

Outro ponto interessante é a unificação do Entretenimento sob a gestão de Manoel Martins. A partir de agora não haverá distinção entre os produtos gerados pela rede de TV, os canais por assinatura (Globosat), a internet (Globo.com) e o cinema (Globo Filmes). Ampliando possibilidades para o desenvolvimento de talentos internos e parcerias, sob a chancela Globo de produção, focando cada vez mais o negócio no conteúdo e nos produtos e subprodutos gerados a partir desta unificação.

foto10

Embora as mudanças tenham como fundamento a simplificação do processo decisório, bem como um maior controle das atividades, as recentes mudanças nas Organizações Globo mostram a preocupação delimitação ao conteúdo, não mais com o fortalecimento/expansão da rede e de seus negócios paralelos. Reafirmando sua vocação de maior produtor de conteúdo brasileiro, alterando em partes o modelo de negócio da organização. Apesar da rede de televisão aberta permanecer como o maior e mais produtivo negócio da organização, altera-se a lógica da cadeia estando à produção de conteúdo um grau acima na importância da instituição.

Estúdio TV Globo - Projac

Fernando Dibb

Anúncios
Esse post foi publicado em Critica TV, Televisando e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para VEM AÍ… UMA NOVA GLOBO

  1. GERINALDO MONTEIRO disse:

    AS EMISSORAS, EM GERAL, PRECISAM MUDAR MUITAS COISAS PARA MELHORAREM AS AUDIÊNCIAS ….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s