MTV BRASIL: A GRINGA BRASILEIRA (Parte 1)

Com fim anunciado para o dia 30 de setembro de 2013, a MTV Brasil, do jeito que conhecemos hoje deixará de existir. O Grupo Abril, dono da concessão da emissora irá entregar a marca MTV à sua dona Viacom que por sua vez, estreará uma nova MTV, disponível apenas na TV por assinatura.

O BlogTelevisando preparou uma série de textos contando história dessa TV que serviu de laboratório de linguagem de televisão, contagiando em maior ou menor grau a propaganda, o cinema, o videoclipe e claro, outros canais de televisão.

mtv1

3,2,1 No Ar!

Color_bar_MTV_Brasil

Em 20 de Outubro de 1990, ao meio dia, o Grupo Abril, conglomerado paulista de mídia colocava no ar a versão brasileira da Music Television norte-americana. Com o patrocínio das empresas Brahma, Philips, Banco Bamerindus, Nestlé e Alpargatas estava inaugurada a primeira televisão segmentada do país, exclusivamente musical e voltada para jovens entre 12 e 35 anos.

Primeiro diferencial da MTV Brasil era que seus sinais, ao contrário das suas irmãs mundiais, estavam disponíveis na TV aberta, na frequência UHF (canal 32 da capital paulista), até então desconhecida da grande maioria da população. Além da MTV brasileira (1990) existiam MTV americana, fundada em 1981 e a MTV Europa que surgiu em 1987.

Astrid na primeira transmissão da MTV Brasil.

O que chamou a atenção logo na estreia foi sua linguagem visual, importada da matriz e inexistente na televisão aberta brasileira. Uma mistura de cores, cortes rápidos, imagens sobrepostas, colagens e o uso e abuso dos especiais para a televisão eram transmitidos o tempo todo, num ritmo frenético para o telespectador.

As primeiras imagens exibidas pela MTV Brasil foram uma de suas inúmeras vinhetas, uma cabeça com a Astrid Fontinelle dando às boas vindas ao espectador e anunciando a entrada no ar oficialmente da MTV Brasil e um videoclipe da versão de Garota de Ipanema feita por Marina Lima. O público carioca acompanhou a estreia da MTV pela TV Corcovado (Canal 9 VHF) de propriedade do Grupo Silvio Santos. Uma curiosidade da estreia é que houve falha na transmissão, obrigando a geradora carioca a colocar outro áudio no lugar. Enquanto o videoclipe de Marina Lima era exibido, no áudio poderia escutar a música “Wake of Life” do grupo Dire Straits.

A proposta original da MTV era apresentar música na forma de videoclipes, intercalados por “anfitriões” que ficaram conhecidos por vídeo-jockeys, os populares VJ’s. Eles seriam responsáveis por apresentar as músicas, comentar alguma curiosidade sobre a banda ou o vídeo e claro, ser identidade do canal e a ligação entre a emissora e o espectador.

VJs MTV 1990

Quatro meses antes da estreia a MTV abriu um concurso para seleção de seus apresentadores que em geral tinham pouca ou nenhuma experiência na televisão, a fim de evitar vícios ou a ligação da imagem do VJ’s a outro canal de televisão. Dos pioneiros de 1990 foram revelados Astrid Fontenelle, Cuca Lazzarotto, Daniela Barbiere, Gastão Moreira, Maria Paula, Rodrigo, Thunderbird e Zeca Camargo.

Reinavam absoluto o rock e o pop na programação da MTV, principalmente o internacional. O que era sucesso lá fora certamente seria exibido no canal brasileiro. A MTV Brasil passou a ditar regra no que era tocado nas rádios de todo o país. O grunge também estava presente além do hip-hop e o rap. Com o passar do tempo, além de Nirvana, Guns N’Roses, Madonna e Michael Jackson, bandas como Skank, Paralamas do Sucesso, Titãs, Capital Inicial, Raimundos entre outras viraram “sócios” da MTV.

logomtv

Embora fosse uma televisão segmentada, exclusivamente musical, dentro da grade da MTV existiam faixas e programas destinados a um determinado tipo de música, como por exemplo, o Fúria Metal dedicado ao heavy metal e hard hock, o YO! para o hip-hop e ao rap, o Lado B e o 121 para o cenário mais alternativo, além dos Dance MTV Beat MTV voltados para a música eletrônica e dance music.

 >>> Continua!

Anúncios
Esse post foi publicado em Especiais e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s