BAMBALALÃO: APRENDER É DIVERTIMENTO!

Em homenagem ao dia das crianças, o Blog Televisão faz uma homenagem a um dos principais programas infantis da televisão brasileira, o Bambalalão, exibido pela TV Cultura de São Paulo entre 1977 e 1990.

Gigi Anhelli apresentadora do programa.Com uma hora de duração, o programa entrou na grade da TV Cultura de maneira despretensiosa, era voltado para crianças de 5 a 10 anos, tendo como proposta transmitir educação informal pela televisão, através da música, teatro de bonecos e histórias.

Gigi Anheli era a linda apresentadora, fazia a ponte entre os quadros dos programas, lia carta dos pequenos espectadores e contava histórias e interagia com os bonecos. Ao seu lado estavam o Palhaço Tic-Tac e Memélia de Carvalho, manipuladora dos simpáticos bonecos Macaco Chiquinho, Maria Balinha e João Balão.

O programa ganhou a participação de crianças no auditório e logo depois passou a ser exibido ao vivo (1982), em um período em que praticamente todo programa de TV era gravado antes de ir ao ar. Primeiro uma, depois duas, três horas de exibição. Tudo ao vivo pela manhã e reprisado à tarde. Com o aumento das horas diárias, novos integrantes foram compondo a equipe do Bamba: Professor Poropopó (Chiquinho Brandão), Bambalarino (Carlinhos Barreto), Silvana Texeira que se veio para cobrir as férias de Gigi e se acabou se juntando à turma, Helen Hélène, que contava histórias a partir de qualquer coisa, João Acaíbe, Gerson de Abreu, Fernando Gomes, Palhaço Pam Pam, Palhaço Perereca e tantos outros artistas de talento.

Bambalalão (1982)De linguagem simples, educativa e sem apelo comercial. Um grande circo baseado no improviso e no talento de seus artistas. O programa não possuía roteiro, apenas um espelho do conteúdo a ser exibido. Somente as histórias contadas por Gigi, criadas/adaptadas por Rosana Rios e Januária Cristina e contracenadas pelo elenco é que possuíam um script e mesmo assim o improviso era algo natural para o time de profissionais.

Bambalalão, voltado ao publico infantil atraia atenção dos adultos também. Adolescentes, jovens, pais e avós também se interessavam pela atração. O quadro Bambaleão, contracenado pelo boneco homônimo com a atriz Silvana Teixeira, de tanto sucesso, se transformou em programete exibido ao longo da programação da TV Cultura.

Silvana e Bambaleão, sucesso que virou programeteEnquanto esteve no ar, Bambalalão foi dirigido por Marcelo Amadei, Ademar Guerra, Antonio Abujanra, Arlindo Pereira, Memélia de Carvalho, Roberto Machado, Roberto Miller, Waldemar Jorge e Zita Bressane. Ganhou o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de Melhor Programa Infantil nos anos de 1982, 1984, 1985, 1986 e 1987. Saiu do ar em fevereiro de 1990, marcando pra sempre o imaginário de crianças e adultos da época, além de ter feito escola para os profissionais e os programa infantis que vieram a aparecer.

Fernando Dibb

Anúncios
Esse post foi publicado em Especiais, Televisando e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para BAMBALALÃO: APRENDER É DIVERTIMENTO!

  1. katita disse:

    Adorei Fernando!! O “Bambalalão” foi o melhor programa da tv brasileira!! sinto muitas saudades, era fanática, não perdia um dia!!!! é uma pena que hoje em dia não existe um programa tão maravilhoso e educativo como foi o nosso querido “Bamba”!! (“Bambalalão ficará pra sempre em meu coração!! ) beijos….

  2. Diva Rubia Ungari disse:

    Fernando Dibb,
    Parabéns pela homenagem ao Programa Bambalalão – o melhor programa infantil de todos os tempos! Saudades…
    Com carinho, abraços.

  3. João Tadeu disse:

    Bom dia! Boa tarde!! Boa noite!!!
    Olá, pessoal que está curtindo este Blog.
    Sou suspeito em dizer ….
    … ” ESTE É O MAIOR PRESENTE
    QUE PODEMOS RECEBER! ”
    Todo este carinho é o nosso alimento!
    Bjos e abraços
    Palhaço PERERECA

  4. Ronaldo disse:

    Ai que saudades desta época maravilhosa que saudades da Gigi e da Silvana e me pergunto porque não se faz mais programas infantis como o Bambalalão? Hoje da pena das crianças com programas que não tem conteúdo Gigi parece que faz o brincando de Bambalalão na Tv UOL mais infelismente a maioria das pessoas não podem ter Tv paga se pelo menos uma Tv aberta se propuse-se a retransmitir seria otimo! A LIDINSIMA Silvana parece que se afastou do meio artístico hoje ela é propietaria de um pet hotelzinho para cães em Embu das Artes s.p. mas se houvesse uma proposta de um progeto destes quem sabe ela podia até voltar essa moça devia ter feito novelas na globo pois além da beleza éra e é muito talentosa!

  5. Claudia de Andrade disse:

    Saudades milllllllllllll!!!!!!! E hoje o que temos no meio televisivo é só bundalalão dessa mulherada bombada e sem pudor!!!!! Viva a infância e adolescência dos anos 70 e 80, nós e que fomos felizes!!!!!! *-*

    • fernandodibb disse:

      Oi Claudia! Obrigado por sua visita.
      Realmente tivemos uma infância lúdica, deliciosa e que deixa saudade. Muita coisa mudou na TV, mas acredito que um programa do tipo do Bambalalão faça falta. Seja em canal aberto ou fechado. Não precisa de muito recurso, apenas talento! 🙂

      • Claudia de Andrade disse:

        Verdade Fernando e o que vemos na televisão brasileira de hoje são muitos recursos tecnológicos e pouco talento!!!

  6. Vander wilson disse:

    Eu ficava vendo o curumim,com aquela musiquinha.,curumim gosta de crianca.curumim gosta de brincar…tava ali na frente da tv esperando o bambalalao!era tao bom!

  7. e qual o contato da Memélia de Carvalho?

  8. Cido disse:

    Que saudades eu amava. O bambalalao eu via todos os dias via ate os reprises adorava. A silvana achava ela gata valeu pela homenagen

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s