A CADEIA DRAMÁTICA DE AVENIDA BRASIL: DA DESCOBERTA A REVIRAVOLTA.

Avenida Brasil, trama das 21h da Rede Globo vem causando reações contra e a favor. Há os que acham a novela pesada demais. Há também os apaixonados pela história da jovem Rita, órfã abandonada no lixão por sua madrasta e que retorna anos depois para se vingar. As emoções se aceleraram a medida que o tão esperado capítulo 100 se aproximava.

Nas mídias sociais e revistas especializadas no gênero mostravam que o centésimo capítulo seria da reviravolta, no qual Carminha (Adriana Esteves) descobriria a verdadeira identidade da cozinheira Nina (Débora Falabella). Fato é que o capítulo 100 não revelou muita coisa, apenas elevou a carga dramática dos personagens em um crescente contagiante até o capítulo 102 que foi marcado pelo primeiro duelo entre as duas e a (pesada) cena em que a Rita/Nina aparece enterrada. O ponto de virada acontece no capítulo 104 que marca a reviravolta no jogo a partir do reencontro das personagens na mansão do bairro do Divino.

Capítulo 100: Carminha descobre que Nina é Rita

Capítulo 100: Carminha descobre que Nina é Rita.

A trama  também mostrou a vida dos demais personagens que, embora naquele momento não fosse interessante para os espectadores, ajudou a manter o clímax e a sequencia do capítulo elaborada pelo autor. Resultando em audiências recordes de acordo com as informações do Ibope, atingindo na capital paulista 45 pontos de média, com picos de 49. No Rio de Janeiro a trama marcou 51 pontos de média e com picos de 56. Já em Porto Alegre Avenida Brasil chegou a picos de 64 pontos.

João Emanuel Carneiro vem provar que o gênero telenovela não está esgotado e muito pelo contrário, é renovado a partir de boas e envolventes histórias. A trama aparentemente simples e de poucos personagens é outro mérito do autor. Toda construção de capítulo desde a pausa para os intervalos comerciais e os ganchos para o capítulo seguinte são exemplos de um excelente produto televisivo e que há bom tempo não se via na TV.

Capitulo 104: Nina se vinga de Carminha

Capitulo 104: Nina se vinga de Carminha

Diferente de suas antecessoras, Avenida Brasil também inova na fotografia, direção, edição. É diferente sem comprometer o produto e cria uma identidade, uma marca registrada para a trama. A escalação do elenco é outro capítulo de sucesso, não há um personagem que passe despercebido ou que gere críticas quanto a atuação.  Não há superficialidade nos personagens criados por João Emanuel Carneiro, tampouco nos diálogos, mesmo naqueles que não interferem de imediato no enredo da novela.

Prevista para terminar em 19 de Outubro, a trama ganhou uma “esticadinha” e se encerrará em 02 de Novembro, totalizando 191 capítulos. Seguindo esse ritmo, Avenida Brasil ainda tem muito para nos surpreender. Sorte dos espectadores e mérito de todos os envolvidos.

Fernando Dibb

Anúncios
Esse post foi publicado em Critica TV, Televisando e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A CADEIA DRAMÁTICA DE AVENIDA BRASIL: DA DESCOBERTA A REVIRAVOLTA.

  1. leonardo disse:

    Amei o texto. Amo a personalidade da carminha, suas caras e bocas, acessos de raiva, mas estou do lado da nina/rita,senti mta pena dela qdo foi enterrada, a cena foi forte sim ( e eu AMEI), mas a novela pede isso, pq é uma novela forte, nao é novela das sete, espero q a novela continue assim, e q ninguem atrapalhe a vingança da rrrrita ( como diz a carminha quase escarrando kkkkk).

    • Oi Leonardo, obrigado por participar do BlogTelevisando. Realmente há os fãs de Carminha e os de Rita. As duas atrizes estão fazendo um excelente trabalho. Já dizia o autor que não existiria mocinhas, mas sim duas vilãs e que o público iria optar. Acredito que ainda vamos nos surpreender muito tanto com as emoções das atrizes e com as nossas também. Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s